quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Casas Feitas com Concreto PVC chegam à Bahia

As casas feitas com concreto PVC, que é aquele tipo de plástico utilizado na fabricação de tubos e conexões para o encanamento de água das construções comuns, estão chegando ao estado baiano. As casas feitas com PVC são construídas bem mais rápido e não há desperdício de material e essa tecnologia pode se tornar uma opção para construir casas na Bahia.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e representantes da empresa petroquímica Braskem, apresentaram a primeira obra sustentável da Bahia. O imóvel feito será usado como um anexo do escritório do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que está localizado em Monte Serrat, na Cidade Baixa.


O projeto visa a construção de 300 casas feitas com concreto PVC em 1 ano, no estado da Bahia. A ideia inicial é que as casas e edifícios com até quatro andares sejam disponibilizadas para famílias das classes C, D e E, que têm o perfil do programa Minha Casa, Minha Vida.
Eugênio Splenger, que é o secretário estadual de meio ambiente da Bahia disse que o governo está incentivando o uso de novas tecnologias e acredita que em breve o mercado usará esse tipo de material, que é barato e sustentável.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção na Bahia (Sinduscon – BA), Carlos Roberto Vieira Lima afirmou que quem não quiser usar o PVC nas construções, vai acabar sendo obrigado, porque o PVC necessita de poucos profissionais para as obras, e está muito difícil encontrar trabalhadores qualificados.
Casas feitas com concreto PVC – custo
De acordo com especialistas em construção da Bahia, o custo do concreto PVC é um pouco mais alto do que os materiais comuns, enquanto o preço do metro quadrado de uma construção comum custaria por volta de mil reais, a construção com concreto de PVC ficaria em torno de 1.200 reais, cerca de 20% mais alto. Entretanto o preço maior compensa quando o imóvel está pronto, pois as despesas com a manutenção é quase nada. As paredes não precisam de pintura, basta lavá-las com água e sabão. As casas feitas com concreto PVC possuem garantia de coloração de 30 anos e são imunes a corrosão, fungos, mofo e cupins.
Concreto PVC
A tecnologia do concreto PVC é uma nova forma de construir que usa placas leves e modulares de PVC, com simples encaixe, preenchidos com aço e concreto. O concreto PVC é de alta resistência e sua coloração tem garantia de 30 anos. Na Bahia foi construído um imóvel de 43 metros quadrados, que usou cerca de 73 metros quadrados de perfil, 14 metros cúbicos de concreto armado e 900 quilos de PVC, sendo destes, 90% é resina de alta qualidade. A obra foi feita em 10 dias e não houve perda de material.
Vantagens e desvantagem do concreto PVC
São vantagens do concreto PVC: não dá fungos, mofo e cupins, para limpar, só precisa usar água e sabão e tem isolamento térmico e acústico.
A desvantagem do concreto PVC no Brasil, é o custo que é maior do que das obras comuns cerca de 20%, pois é ainda uma coisa nova.


Sem comentários:

Enviar um comentário